Confea propõe parceria à CNBB em prol do desenvolvimento de temas sobre sustentabilidade e saneamento básico

Brasília, 29 de março de 2016.

Ao representante da CNBB (à dir.), José Tadeu falou da importância de as entidades se unirem para cumprir o papel de controle social do poder público
Ao representante da CNBB (à dir.), José Tadeu falou da importância de as entidades se unirem para cumprir o papel de controle social do poder público

O presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, reuniu-se nesta terça-feira (29) com o secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, na sede da entidade em Brasília. Na pauta do encontro constaram temas como a participação do Confea na Campanha da Fraternidade de 2016, “Casa Comum: Nossa Responsabilidade” e a realização da conferência internacional que o Confea irá realizar em julho, com o título “Água e Energia: novas abordagens sustentáveis”.

A campanha da fraternidade de 2016 é ecumênica e traz como tema central a falta de saneamento básico no Brasil. “Quando vimos o tema da campanha da fraternidade deste ano, sentimo-nos diretamente provocados a participar. Entendemos que toda a sociedade deve se unir, mas, nós engenheiros temos não só um papel direto na transformação dessa realidade, como também uma dívida com a sociedade que nos formou e preparou”, afirmou José Tadeu.

Para ele, é importante que as entidades se unam e cumpram o papel de controle social do poder público. “Precisamos nos unir para pressionar nossos governantes numa questão que afeta, sobretudo, os menos favorecidos”.

O secretário-geral agradeceu a visita do Confea e alertou para importância do apoio das entidades de classe: “Como temos pouco apelo na mídia, contamos com a força das entidades para disseminar nossas campanhas”.

Para Dom Leonardo Steiner, a força transformadora vem por meio da educação. “Temos que educar e criar a cultura do manejo sustentável nas pessoas”, afirmou.

José Tadeu aproveitou a ocasião para propor à CNBB uma parceria no desenvolvimento de temas sobre sustentabilidade e convidou Steiner a participar, como palestrante, da conferência internacional “Água e Energia: novas abordagens sustentáveis”,  que o Confea irá promover de 27 a 29 de julho.

“Acreditamos que temos muito a contribuir”, afirmou Tadeu. Dom Steiner elogiou e iniciativa e se comprometeu a atender ao convite do Confea.

Compartilhar