Palavras do presidente do Confea

Presidente_tadeuSeguidores de nuvens, seguidores de ventos. Construtores de bairros e às vezes de cidades inteiras. Observadores da natureza, estudiosos da terra, plantadores de sementes de comer, como o trigo, e de sonhar, como ideias e ideais. São esses os homenageados com as honrarias do Sistema Confea/Crea em 2016.

Homens moldados em uma argamassa, f e i t a de vários ingredientes, temperada com uma farta dose de generosidade identificada na humildade de aprender, na solidariedade do compartilhar e numa incrível sensibilidade de ver o que o outro precisa e trabalhar para alcançar.

Ao registrar a atuação dos laureados, baseada na leitura de currículos, entrevistas e extensa pesquisa, o Livro Láurea ao Mérito reúne as características que identificam os homenageados de cada ano.

Em 2016, por exemplo, ao fim da leitura, sabemos que o Sistema Confea/Crea e a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais reconhecem exemplos de superação, como o de Theodoro Fernandes Sampaio, nascido nos idos de 1855, de mãe negra e escrava e de um pai branco bastante influente que o livrou da senzala, e hoje é lembrado em nomes de ruas e cidades pelo trabalho dedicado ao país.

Exemplos de sensibilidade, como a de um professor que percebeu a paixão inata de Yaro Burian por eletrônica e encaminhou seus estudos, finalizados no ITA, uma instituição reconhecida pela qualidade de seus alunos e profissionais formados. Também nos convida a refletir sobre a história de Valter Peters, que mostra a forma como a dedicação de um profissional pode influenciar a decisão de uma criança, que ainda menino se decidiu pela Agronomia de tanto observar o carinho e a dedicação de um agrônomo que prestava assistência técnica e se tornou amigo da família de agricultores.

Donos de memórias e mentes prodigiosas, vanguardistas, empreendedores, defensores do cooperativismo, soldados voluntários, visionários, notórios saberes. Profissionais que, mesmo sabendo das dificuldades de muitas das lidas diárias, arregaçam as mangas e trabalham felizes desde o primeiro dia.

A cada um, dedicamos nosso reconhecimento e agradecimentos por contribuir e permitir que hoje tenhamos um país melhor, um planeta melhor, mais conhecido e compartilhado, que enfrenta desafios diários que, para serem vencidos, dependem de pessoas como vocês.

Mais uma vez, muito obrigado!

Eng. Civil José Tadeu da Silva
Presidente do Confea

Compartilhar