Láurea ao Mérito 2016

logo

Para receber o reconhecimento do Sistema Confea/Crea e Mútua em 2016, a Comissão do Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia recebeu 135 indicações vindas de todo o país. Desse total, 24 foram escolhidas pelos integrantes da Comissão do Mérito, que submeteu a lista à análise do plenário do Confea.

Diante do desafio de elaborar a relação final dos homenageados, os integrantes da Comissão do Mérito dedicaram-se à análise do perfil de profissionais e instituições de ensino de alto gabarito que prestaram serviços relevantes ao país e à valorização da área tecnológica nacional. Neste ano, as Medalhas do Mérito, entregues aos homenageados em vida, e a inscrição no Livro do Mérito, com os nomes das homenagens póstumas, se somam à entrega de três Placas de Menção Honrosa, destinadas a entidades de representação profissional, ensino e pesquisa.

Com isso, passa de 24 para 27 o total de homenageados. Outra novidade é que todos os indicados – com exceção dos escolhidos – receberão um Diploma, a ser entregue pelo Crea do estado de origem da indicação. Há 58 anos, desde que as honrarias foram criadas pelo idealizador do Sistema, Adolfo Morales de Los Rios Filho, a cerimônia de entrega é realizada durante a abertura da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. Em 2016, os homenageados estarão reunidos na cerimônia de abertura da 73ª Soea, em Foz do Iguaçu (PR).

Histórico

A Medalha e o Livro do Mérito foram instituídos pela Resolução nº 118 do Confea, em 11 de dezembro de 1958, assinada pelo então presidente, engenheiro Adolfo Morales de los Rios Filho. O documento também criou a Comissão do Mérito e estabeleceu a data de 11 de dezembro, como o Dia do Engenheiro e do Arquiteto (*). Os primeiros agraciados com a Medalha do Mérito foram o presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, o engenheiro Octávio Marcondes Ferraz e o arquiteto Lúcio Costa. No Livro do Mérito, os primeiros homenageados inscritos foram o engenheiro José Maria da Silva Paranhos, Visconde do Rio Branco, e o engenheiro Alfredo d´Escragnolle Taunay, Visconde de Taunay.

Em dezembro de 1986, a Resolução nº 320 revogou a anterior, reformulando a entrega das homenagens, passando os condecorados com a Medalha do Mérito e os familiares dos inscritos no Livro do Mérito a receber o diploma na sessão solene de instalação da Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. Naquele ano, a cidade de Curitiba, no Paraná, sediou a 43ª Soeaa. Em julho de 1991, a Resolução nº 356 passou a regulamentar os procedimentos relativos às homenagens, desburocratizando o processo de indicação.Para aperfeiçoar a concessão da Medalha do Mérito e a inscrição no Livro do Mérito, a Resolução nº 399, de 1995, introduziu algumas inovações e revogou a anterior, permitindo aprimoramento na avaliação do mérito dos indicados.

(*) Com a Lei 12.378, de dezembro de 2010, os arquitetos se desligaram do Sistema Confea/Crea

LIVRO LÁUREA AO MÉRITO – INSCRITOS 2016
352. Engenheiro Ind. Mec. e de Seg.Trab. Carlos Alberto Garcia
353. Engenheiro Geógrafo Ernani do Amaral Peixoto
354. Geólogo Hélio Macedo de França
355. Geógrafo Ivan Fernandes Lima
356. Engenheiro Civil Ivo Mendes Lima
357. Engenheiro Agrônomo Nilo Ferreira Romero
358. Engenheiro Florestal Omar Daniel
359. Engenheiro Civil Paulo Barreto de Menezes
360. Geólogo Sandoval da Silva Pinheiro
361. Engenheiro Civil Tárcio Primo Belém Barbosa
362. Engenheiro Civil Theodoro Fernandes Sampaio

 

GALARDOADOS COM A MEDALHA DO MÉRITO 2016

467. Engenheiro Civil Arnaldo Neto Gaspar
468. Geólogo Edgard Ramalho Dantas
469. Engenheiro Florestal Etsuro Murakami
470. Eng.Mecânico e de Seg. do Trabalho Francisco Machado da Silva
471. Engenheiro Agrônomo José de Jesus Reis Ataíde
472. Engenheiro Civil José Leitão de Almeida Viana
473. Engenheiro Civil José Nilson Beserra Campos
474. Engenheiro em Eletrônica Roberto Heinrich
475. Engenheiro Agrônomo Roberto Jorge Sahium
476. Engenheiro Agrônomo Romário Gava Ferrão
477. Engenheiro Sanitarista e Civil Sérgio Rolim Mendonça
478. Engenheiro Agrônomo Valter José Peters
479. Engenheiro em Eletrônica Yaro Burian Júnior

Compartilhar