Começa na segunda-feira a 73ª Soea

 

De 29 de agosto a 03 de setembro, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, sediará  a 73ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), o  Congresso Técnico Científico (Contecc) e o 9º Congresso Nacional de Profissionais.

Realizados pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, os eventos devem reunir perto de três mil participantes em torno dos temas centrais dos debates. Para a Soea, “A Engenharia a favor do Brasil, mudanças e oportunidades”, e para o CNP, “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia brasileiras”. Ver programação completa no site.

 

Com a presença confirmada de autoridades locais, estaduais e nacionais a cerimônia de abertura da Semana está marcada para as 17h30 da segunda-feira, 29, no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel. Começa em noite de gala, com a entrega da Medalha do Mérito a 12 homenageados que, com seu trabalho, contribuíram para o desenvolvimento tecnológico do país. Esse reconhecimento também se estenderá a mais 12 profissionais, estes in memoriam, que terão seus nomes inseridos no Livro do Mérito. A cerimônia dá continuidade a uma tradição iniciada em 1954.

Palestras – com nomes como Xico Graziano e José Carlos Martins -,  debates em torno de temas específicos, reuniões de entidades nacionais, fóruns Jovem e de Equidade de Gênero, além de apresentação e defesa dos trabalhos do Contecc, movimentarão os dias.

Integrando a programação da Semana, a Exposea – reunindo estandes de 27 Creas e da Mútua – e o Contecc, com exposição de trabalhos de estudantes e pesquisadores de todo o país, estarão abertos ao público em geral.

A partir da manhã do dia 1º de setembro,  cerca de 700 profissionais participam do 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), com os eixos temáticos: Defesa e Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedade;  Tecnologia e Inovação; e Carreira e prerrogativas da Engenharia e da Agronomia.

Para as principais lideranças do Sistema, a Semana e os Congressos de 2016 terão ressonância com a multiplicação das informações levadas pelos participantes para suas cidades base. O evento também é uma oportunidade para que todos devem contribuir com sugestões e iniciar os preparativos para a participação do Sistema Confea/Crea no 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em 2018.

Há muito que fazer em Foz.

Até lá!

Maria Helena de Carvalho
Da Gerência de Comunicação do Confea

Compartilhar