A Engenharia a favor do Brasil – 73ª Soea é lançada em Curitiba

 

” Engenharia está a favor de qualquer nação que se desenvolve, que progride e que garante qualidade de vida para sua população”. Fazendo alusão ao tema da73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia– A Engenharia a favor do Brasil -, o presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, iniciou seu discurso no Lançamento da 73ª Soea. A solenidade – realizada na noite dessa segunda-feira, 11/4, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba-PR, contou com a participação do governador do Paraná, Beto Richa, e com os prefeitos de Curitiba, Gustavo Fruet, e de Foz do Iguaçu, Reni Pereira. A 73ª Soea acontecerá de 29 de agosto a 1º de setembro de 2016, em Foz do Iguaçu, antecedendo a 9ª edição do Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

[VEJA MAIS FOTOS DO LANÇAMENTO DA 73ª SOEA]

 

Presidente Tadeu na solenidade de lançamento da 73ª Soea
Presidente Tadeu na solenidade de lançamento da 73ª Soea

Durante a solenidade, o presidente do Confea ressaltou a importância de reunir profissionais em um ano de indefinições e crises. “A Soea é o momento para que apresentemos à nação uma solução de retomada do crescimento. Para o Brasil sair dessa situação, é imperioso que estejamos unidos – entidades de classe, instituições de ensino, profissionais e empresas”, disse, ao reforçar a conclamação a todos para participarem não só da Soea, mas também do CNP, do Contecc (Congresso Técnico e Científico) e, principalmente, dos eventos preparatórios regionais e Congressos Estaduais de Profissionais (etapas precedentes ao CNP).

Veja também: José Tadeu convida profissionais a participarem da 73ª Soea:

 

Em seu pronunciamento, José Tadeu deixou clara a importância de haver profissionais da área tecnológica nas posições de tomada de decisão na gestão de um país. “Em todos os países que estão desenvolvidos, 70% do poder decisório está nas mãos dos profissionais da Engenharia”, afirmou. Tadeu da Silva defendeu que, não obstante a importância de todas as outras profissões, para ele, a garantia da produção passa pelo conhecimento da Engenharia, da Agronomia e das demais profissões da área tecnológica. “Nós transformamos recursos naturais em bens para as pessoas, sem causar danos ao meio ambiente”, completou.

Governador Beto Richa em discurso durante o lançamento da 73ª Soea
Governador Beto Richa em discurso durante o lançamento da 73ª Soea

Participante da solenidade, o governador do Paraná, engenheiro civil Beto Richa, relembrou que há alguns anos o país registrava um déficit de engenheiros, o que resultou no aumento de ingressantes nas universidades da área. “Os jovens que agora estão entrando no mercado de trabalho foram surpreendidos com a notícia de que, em 2015, 20 mil engenheiros ficaram desempregados em todo o Brasil – o retrato fiel da crise nacional”, disse, antes de completar que para cada engenheiro que perde seu emprego, outros trabalhadores também ficam sem trabalho, “pois a Engenharia tem o poderoso efeito multiplicador nas várias cadeias produtivas da economia”. Nesse sentido, o governador ressalta que a 73ª Soea terá relevância ímpar pelo fato de ter como pano de fundo a crise política e econômica por que o país atravessa. Richa aproveitou a oportunidade para ressaltar a parceria entre o governo e o Crea-PR. “Mantemos um diálogo institucional que promove troca de ideias entre a direção do governo e os profissionais do Crea, que se materializa em projetos e políticas públicas”. Segundo o governador, em 2015, o Crea contribuiu com propostas que foram incorporados ao plano de governo.
O salto econômico do Paraná é resultado do trabalho do agronegócio – cooperativismo e incentivo à agricultura familiar -, da geração de energia – Itaipu e Copel -, e pela produção de soja. Esses três fatores têm em comum a presença dos profissionais do Confea/Crea na força produtiva. Foi com essa ideia que o presidente do Crea-PR, Joel Krüger, deu as boas-vindas aos participantes da solenidade de lançamento da 73ª Soea. Krüger iniciou seu discurso com uma curiosidade a respeito de sua cidade natal: Curitiba significa abundância de pinheiros (do tupi-guarani – curi = pinheiro e tuba = muito).

Anfitrião do evento, Krüger destaca a importância da engenharia para o País
Anfitrião do evento, Krüger destaca a importância da engenharia para o País

“Com mais de 500 anos de história, o Brasil ainda não atingiu o devido potencial de crescimento e desenvolvimento que se espera de uma nação tão rica em recursos naturais”. Para Krüger, não há falta de profissionais qualificados no país, “mas a Engenharia precisa ser vista como prioridade”, e completou: “estudantes e profissionais têm sugestões significativas para nossos governantes. A Engenharia precisa resolver gargalos do nosso desenvolvimento, precisamos modernizar nossas indústrias, investir em portos, hidrovias, ferrovias… Na nossa capacidade”.

Prefeito de Curitiba destaca a participação do Crea na gestão da cidade
Prefeito de Curitiba destaca a participação do Crea na gestão da cidade

A única capital que tem o Crea com voz e voto no conselho que define o plano diretor da cidade é Curitiba. A informação é do prefeito da capital paranaense, Gustavo Fruet. Segundo ele, o sistema de semáforo inteligente da cidade foi feito por uma equipe comandada pelo engenheiro Joel Krüger, presidente do Crea-PR. “No atual momento de preocupação da sociedade com a gestão pública, a Soea é uma oportunidade de discutir mudanças e oportunidades, como definido no tema do evento”. Já o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, ilustrou o orgulho que tem da cidade e garantiu que ninguém vai desgostar das cataratas. Em tom mais sóbrio, opina que a crise vai continuar, mas será a Engenharia a responsável por retomar o crescimento do país.

Primeiros inscritos

É durante a cerimônia de lançamento da Semana quando são feitas as primeiras inscrições do evento. Após uma breve apresentação do hotsite da Soea, o governador do Paraná e engenheiro civil Beto Richa foi o primeiro a se inscrever. Em seguida, os presidentes do Confea, do Crea-PR e da Mútua, respectivamente, realizaram suas inscrições.

[FAÇA SUA INSCRIÇÃO]

Engrenagens que movem o selo da 73ª Soea
Também é praxe durante o lançamento da Semana fazer a obliteração do selo oficial do evento. O rito de lançamento do selo foi conduzido pelo gerente de Engenharia dos Correios do Paraná, Rodrigo Borges (também responsável pela reforma do prédio histórico dos Correios de Curitiba – construído em 1934). Ao lado de Rodrigo, também obliteraram o selo os presidentes do Confea e do Crea-PR, o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal, Glauber Pinheiro, e o estudante de Engenharia de Produção – representante do Crea-Júnior – Maycon Juan de Sousa.

Lançamento do selo da 73ª Soea
Lançamento do selo da 73ª Soea

A partir de seu lançamento, o selo oficial da 73ª Soea passa a compor o acervo filatélico dos Correios e do Confea. Com o tema “A Engenharia a favor do Brasil – mudanças e oportunidades”, a arte do selo tem o intuito de mostrar a movimentação das engrenagens como um sistema integrado: estudantes, lideranças e entidades trabalhando juntas a favor do Brasil. A arte foi feita a partir de parceria entre especialistas do Confea das áreas de publicidade e de engenharia mecânica, para garantir que as engrenagens, além de produzirem o efeito visual de movimentação, representassem seu funcionamento de forma tecnicamente correta. Dentro das engrenagens, são ilustradas a hidrelétrica de Itaipu, a Universidade Federal do Paraná e a produção de soja.

Equipe de Comunicação do Confea

Compartilhar