73ª Soea

teetststtsts

De 29 de agosto a 1º de setembro, Foz do Iguaçu sediará um dos maiores eventos das profissões tecnológicas do País, a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Esta edição é muito simbólica porque coincide com o aniversário de 15 anos da última vez que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) recebeu a Semana.

O evento até hoje está marcado na memória dos profissionais pela eficiência na organização e pela excelente infraestrutura da cidade de Foz do Iguaçu, mas, principalmente, pela relevância dos temas abordados. Foi a partir das tratativas naquela Soea que se delinearam as diretrizes para a elaboração do novo Código de Ética, adotado pela Resolução 1002/2002.

Surge novamente a oportunidade de repetir essa riqueza de conteúdo e debates na 73ª Soea, assim como no 3º Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), que já foi incorporado à programação e divulga os trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos nas mais diversas instituições brasileiras. Reunir em um só evento diversas gerações para valorizar o passado, de modo a reconhecer os avanços da atualidade e enriquecer o futuro, tem sido a marca da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia nesses mais de setenta anos, assim como canta o hino da cidade anfitriã: “Sempre mais progredir, que um passado de heroica nobreza, seja o aval de um fecundo porvir!”.

Foz do Iguaçu é uma cidade trinacional, que une Brasil, Paraguai e Argentina. Essa pluralidade se reflete no seu perfil multicultural, caracterizada pelas diferentes culturas dos habitantes que lá chegaram ainda na época da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu e os mais de 1,5 milhão de visitantes que anualmente desembarcam na cidade.

A construção da Itaipu Binacional começou em 1974, com a chegada das primeiras máquinas ao futuro canteiro de obras. À época, Foz do Iguaçu era uma cidade com apenas duas ruas asfaltadas e cerca de 34 mil habitantes. Em dez anos, a população salta para mais de 136 mil habitantes. As profissões do Sistema Confea/Crea estiveram presentes em todas as fases dessa construção, nos canteiros de obra, na alteração do curso do Rio Paraná, na construção da barragem. A engenharia transformando o cenário em uma região que viria a simbolizar o progresso e o desenvolvimento de um estado.

A realização da 73ª Soea traz a oportunidade de os profissionais conhecerem essa obra, que é um ícone da engenharia, desfrutar da natureza exuberante das Cataratas do Iguaçu, além de conhecer um estado tão promissor como o Paraná, o maior produtor de energia do Brasil e a quarta maior economia do País. O Paraná vem se destacando no cenário nacional por conta da agropecuária, indústria de transformação e, principalmente, produção de energia elétrica. Mais uma vez as profissões que integram o Sistema Confea/Crea contribuem para alavancar a economia.

Venha participar da Semana Oficial em que temas relevantes serão discutidos a fim de aprimorar as políticas públicas para o Brasil.

Compartilhar